A vida social com amigos que não são muslins
Hoje queria abordar um tema que muitas jovens irão compreender pois passam pelo mesmo. * Ter amigos que não são muslins.*
Acho que hoje em dia ainda é pouco comum em Portugal mas em outros paises como a Inglaterra ou França seria muito mais frequente mas sei que mesmo assim existe, raramente se ve, mas existe. No meu caso, quando eu estudava no ensino basico, perto da minha casa era e continua a ser uma zona onde tinha muitos muitos muculmanos entao nao havia problema, na escola havia meninas que usavam o hijab e bem novinhas, com 13 ou 14 anos. Naquela altura eu nao usava mas pertencia na mesma ao grupo kkkkkk, como nao era a unica nao me sentia mal ahahahhah
A minha familia é muculmana, uns mais praticantes que outros, mas consideram-se assim. O meu pai sempre me deu liberdade de escolha para fazer e seguir o que eu achava melhor, nunca me obrigou a usar o hijab, ( a ter em conta que a minha mãe nao é muculmana). Suponho que tinha uma liberdade muito maior que outras amigas minhas. Enquanto que eu podia sair sozinha, ir ao centro comercial sempre que me apetece-se (desde que fosse com alguem de confianca), nao tinha qualqer problema, algumas nao tinham essa liberdade, tambem pelos valores do Islam de proteger mais a mulher, de esta nao sair sozinha ou se sair o fazer coberta para nao chamar atencao de homens. No meu caso eu tambem nao podia ir por ai onde me apetece-se mas se sai-se sozinha tinha menos problemas que elas em relacao aos meus pais. Sempre estivemos juntas e aprendi, ri, chorei muito com elas. :)
Sentia-me as vezes um pouco excluida , como se estivesse a parte , pois elas tinham se tornado amigas antes de mim e tinham frequentado um colegio Islamico e eu nao,sempre andei na escola "normal" e nao tinha passado e experienciado algumas das coisas que elas poderam passar.
Claro que todos os meus amigos nao eram muculmanos, alias a minha melhor amiga naao era lool e isso nao atrapalhou em nada a nossa amizade. Porque penso que o que conta numa amizade sao os valores que cada um tem, o respeito pelo outro e isso nós tinhamos uma pela outra.
Quando chego a Universidade, tenho imenso medo, nao so pelos "fantasmas" que rodeavam o primeiro dia , aquele acontecimento super hiper mega importante das praxes, com que todos sonhamos passar.
Eu nao.
Odiei esse dia e nem apareci mais nessa semana ahahaha (eu sei que fui uma covarde mas nao tava para mais lol) Estava com imenso medo do que me poderiam fazer e por acaso ate nao foi assim tao mau , so fiquei farta de gritar palavroes e fiquei obviamente toda suja, o pior foi andar nos transportes publicos assim, as pessoas faziam com cada cara ahahah
Tive oportunidade de nesse dia, (vejam como so foi preciso um dia para se fazer amizades)conhecer os meus actuais e grandes amigos. Ja estou no ultimo ano e com o passar do tempo a nossa amizade se fortificou pois temos as mesmas prioridades e valores isso ajudou muito. Tenho amigos que ate ja viveram num país muculmano entao estao dentro do assunto e outros que sabem o basico, (o nome do nosso Deus é Allah),lool agora ate ja sabem algumas palavras em arabe kkkkk Sempre me respeitaram apesar de as vezes mandarem aquelas piadas super estereotipadas, como " agora que estamos no metro nao queres gritar Allahu Akbar para isto esvaziar?" ou perguntas frequentes "nao tas a morrer de calor com isso ?" "aguentas mesmo ficar 30 dias sem comer?" Ja tentei explicar que nao fico o dia todo sem comer.
Muitas das piadas que ouço deles é para me chatear, tenho a noção disso mas as vezes conseguem magoar embora nao o façam por mal, tento chamar a atenção deles para esse tipo de situacoes. Temos de ter em mente o que pode ou nao magoar o outro, ter a noção dos limites. Nao é impossivel ter amigos com uma religiao diferente da nossa basta ter o cuidado de nao feri-la com certas piadas. Podemos levar tudo na brincadeira mas com limites eu nao fico ai a gozar com os catolicos e as questoes da pedofelia, questoes marcantes como o 11 de Setembro nao podem defenir um milhao de pessoas ou uma religiao!! Tenham isso em mente da proxima vez que encontrarem um Muçulmano !
Tópico: A vida social com amigos que não são muslins
Não foram encontrados comentários.