As diferenças culturais entre o maridito e eu

14-02-2018 15:15

As diferenças culturais entre o maridito e eu

Como já tinha mencionado em posts anteriores, o meu marido é paquistanês e eu portuguesa então teve sim (ainda tem) um choque cultural. Muita briga e desentendimentos.

Vamos lá

  1. Família

Lá é comum viverem todos juntos. Neste caso a avó materna, pai, mãe, filhos, filhas (ainda por casar) e noras. Aqui na Europa é mais comum cada um viver no seu canto. E quando a avó ou avô se reformam  moram sozinhos ou caso tenham alguma doença e necessitam de cuidados são levados para um lar ou instituição com capacidade para cuida-los (na maioria dos casos, não todos).

 Ele criticava muito a forma como cuidamos das pessoas mais idosas, deixando-as sozinhas desamparadas ou levando-as para um lugar estranho (lar, casa de repouso).

Sim. Cada um vê o seu lado. A família lá é constituida de forma a que têm sempre alguém disponivel para ficar e cuidar dos membros mais idosos neste caso as noras ou as netas que não trabalham fora e lidam com as tarefas e afazeres domésticos. Aqui não, marido e esposa vão trabalhar fora para poder arcar com as despesas da casa e dos filhos. É outra história.  Mesmo a minha avó mora sozinha e tem a casa e a horta dela. Ela prefere assim.

 

2. Tudo pela família

Mais uma vez o assunto é relacionado a família mas neste caso em termos monetários. Muitos emigram para a Europa para poderem precisamente ajudar a família no Paquistão.

Quando moram sozinhos chegam a enviar metade do seu salário ficando apenas para a comida e alojamento. Mas mesmo depois de casar continuam a enviar ou querendo enviar a mesma quantia sabendo que tem mais despesas. Existem casos (NÃO EM TODOS), o pai pode até exigir que o filho envie, e o filho sente-se na obrigação de enviar, mesmo que nesse momento não seja o mais favoravél.

Conheço casos que eles só enviam de vez em quando, quando um membro da família está doente ou para alguma cirurgia.

Mas tem que ver o quanto custa ganhar esse dinheiro, e as despesas daqui!

Se for preciso ainda perguntam quanto ganhas por mês, quanto é a tua renda e despesas com luz e água para saberem quanto podem pedir!

NÃO SÃO TODOS.

 O pai fala o filho faz. Não questiona, obedeçe..essa é a lógica.

 

3.Alimentação

Tudo tem que ter um picante e bastante molho...

O nosso acompanhamento principal seria o arroz ou a batata o deles seria o Roti ou o naan (especie de pão).

Para não falar do famoso chai depois das refeições ou quando recebes visitas em casa.

 

4.  Sinónimos

A nossa palavra porco, não se refere só ao animal mas sim quando alguém não tem modos a comer, ou cheira mal enfim..

Para eles podem ser um insulto muito grave devido a imagem negativa do porco no Islam. Já discutimos devido a isso. Para mim uma palavra tão inocente e para ele um insulto tãaao grave

 

5.Visitas em casa

Sempre foi normal para mim receber amigos dos meus pais em casa e trata-los de forma igual. Sentamo-nos todos juntos na sala ou cozinha enquanto bebemos e comemos algo.

Depois de casada quando vinham visitas a casa em que eram só homens, o meu marido pedia-me para que não aparecesse na sala pois não era bom num local só de homens e que não era de respeito.

Eu não entendia, qual era o problema de eles me verem se eu usava hijab ou abaya. Era sempre mas sempre assim.

Chateava-me muuito. Até mesmo quando o tio dele veio nos visitar e trouxe a familia dele. A mulher e as filhas ficavam no quarto e eu tinha de ficar lá também a fazer sala. Só sairam na hora do almoço.

Claro que esta questão é muito cultural mas religiosa também. Homens e mulheres devem permanecer separados se não forem familiares próximos. Apesar disso para mim seria uma visita, algo temporario. Seria até um insulto, uma falta de educação se um amigo do meu pai fosse lá em casa e eu ficasse trancada no quarto sem o cumprimentar.

Até hoje apesar de ser muçulmana e compreender a situação ainda me faz um pouco de confusão.

6. Aprender a gostar de Bollywood

Filmes com 2:00.00 no minimo e musica a cada 20 minutos de filme.

Comecei a ver mais filmes de bollywood depois de casada. Apesar de continuar a achar estes muitos longos.

7. Casa de banho

Este assunto ainda não vivi de facto pois ainda não fui ao Paquistão.

Mas já confirmei que sim. A casa de banho lá pode ser bem diferente daquela a qual tenho em casa. Principalmente a parte da sanita.

Nas cidades as casas podem ter duas casas de banho. A do estilo ocidental e oriental (digamos assim) com e sem sanita. Pode ser uma espécie de buraco no chão onde a pessoa faz o xixi e defeca.

Lá é super normal e alguns até preferem este ultimo a sanita.

 

 

Estas são uma quantas caso me recorde de mais abordarei num outro post

 

 

Salam

 

 

 

 

 

 

Tópico: As diferenças culturais entre o maridito e eu

Não foram encontrados comentários.