Os cinco pilares do Islam
Salam Waleikum Warahmatullahi Wabarakatuh
A oração é um pilar importante para todos os muçulmanos e não poderia deixar de falar aqui sobre ela. Faz parte dos cinco pilares do Islam.
1. O testemunho de fé : “La ilaha illa Allah, Muhammadur rasoolu Allah.” Essa frase significa “Só existe um Deus (Allah) e Muhammad é O Seu Profeta.” Significa que ninguém tem o direito de ser adorado excepto Deus e que Deus não tem nem parceiro ou filho. O testemunho de fé é chamado de Shahada, é um testemunho que deve ser dito com convicção de modo a converter-se ao Islam. O testemunho de fé é o pilar mais importante.
2. A oração, namaaz ou salat. Os muçulmanos devem orar cinco vezes ao dia. Antes do por do sol (Fajr), ao meio-dia (Zuhr), ao meio da tarde (Asr) e a noite (Isha).A oração no Islã é um elo directo entre o crente e Deus. Não existem intermediários. Enquanto que na religião católica temos por exemplo os padres que são como intermediários entre o crente e Deus. No Islam acreditamos que o individuo quando faz a oração está em contacto directo com o seu criador. Quando faz Dua, (pedir perdão, conselhos ou agradecer por algo ...) este é ouvido directamente por Allah e só Ele decide se aceita ou não esse Dua. A oração é, portanto, a adoração e a glorificação de Deus, baseadas em palavras e atos correlacionados. É iniciada por uma louvação: “Deus é Maior” (Allahu Akbar), e encerrada com uma salvação: “Que a paz e a misericórdia de Deus estejam convosco” (Assalamu alaikum wa ra’hmatullah).
Para quem é obrigatorio rezar? quem chegou a mensagem de Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz), que sejam capazes de praticá-la e que estejam higienizados. À criança manda-se praticá-la desde os sete anos de idade, para que cresça sob a égide do seu amor e a ela se habitue. Vários são os versículos do Alcorão, que dizem respeito à oração. “ A oração é uma obrigação, prescrita aos crentes para ser cumprida em seu devido tempo”. (4ª Surata, vers. 103 ) “ Recomenda aos teus a oração s sê constante, tu, também”. (20ª Surata, vers. 132) “ Observai a oração, pagai o Zakat é genuflecti, juntamente com os que genuflectem”. (2ª Surata, vers. 43)
O que deve-se fazer antes de começar a Oração: A oração impõe certas condições sem as quais não pode ser realizada. Essas condições são: 1 - A limpeza. Referimo-nos, aqui à limpeza do corpo, à da roupa e à do lugar onde se vai realizar a oração. 2 - Cobrir as partes privadas ou vergonhosas – os órgãos sexuais e a parte de trás. O homem deve cobrir-se do umbigo aos joelhos, à frente e atrás. É preferível e o mais prudente. A mulher deve cobrir todo o corpo, excepto o rosto e as mãos. 3 - Realizar a oração no horário preceituado, não sendo permitido fazê-la antes do tempo prefixado. 4 - Voltar-se em direção a Caaba, ou seja, orientar-se no sentido da Sagrada Mesquita de Deus, situada em Makka.
3.Pagamento do Zakat (apoio aos necessitados) Todas as coisas pertencem a Deus, e a riqueza portanto é mantida pelos seres humanos em custódia. O significado original da palavra zakat é “purificação” e “crescimento”. Dar o zakat significa ‘dar uma percentagem específica sobre certas propriedades para certas classes de pessoas necessitadas.’
4. Jejum do mês de Ramadhan Cada ano no mês de Ramadhan, todos os muçulmanos jejuam da alvorada até o pôr-do-sol, se abstendo de comida, bebida e relações sexuais. Embora o jejum seja beneficial à saúde, ele é considerado principalmente um método de autopurificação espiritual. Considera-se uma forma de olhar para aqueles que tem menos do que nos, porque o ser humano tende a olhar e a desejar a vida dos que tem mais do que ele. O jejum faz-nos perceber o quanto temos, e agradecer a Allah por aquilo que nos da, deixando de invejar aqueles que tem mais bens que nós.
5. A peregrinação a Makkah (Hajj). A peregrinação anual (Hajj) à Meca é uma obrigação uma vez na vida para aqueles que são física e financeiramente capazes de fazê-la. Em torno de dois milhões de pessoas vão à Meca cada ano, vindas de todos os cantos do globo. Embora Meca esteja sempre cheia de visitantes, o Hajj anual é realizado no décimo segundo mês do calendário islâmico. Os peregrinos homens usam roupas simples que retiram as distinções de classe e cultura de modo que todos se apresentam igualmente perante Deus. Os rituais do Hajj incluem circundar a Caaba sete vezes e correr sete vezes entre os montes de Safa e Marwa, como Agar fez durante sua busca por água. Então os peregrinos se reúnem em Arafat3 e pedem a Deus o que desejam e por Seu perdão, no que é frequentemente visto como uma prévia do Dia do Juízo. O fim do Hajj é marcado pelo festival, Eid Al-Adha, que é celebrado com orações. Esse, e Eid al-Fitr, um dia de festa comemorando o fim do Ramadã, são os dois festivais anuais do calendário islâmico.
Caso queiram saber mais nao hesitem em perguntar: ricaemiga@gmail.com
Salam Waleikum




.jpg)